Hibisco




O Hibisco é uma planta medicinal que pode ser utilizada para auxiliar nas dietas para emagrecer, no controle da pressão arterial e prevenção de problemas no fígado.

Suas flores podem ser usadas em sucos, chás, saladas, e outras partes da planta podem ser usadas para fazer geléias, sopas e molhos.

Possui propriedades antiespasmódica, diurética, digestiva, calmante e atua como um laxante suave. Alguns ainda dizem que possui propriedades afrodisíacas.

Por ser rico em flavonoides é poderoso antioxidante, auxiliando no combate aos radicais livres, protegendo o coração de doenças e a pele do envelhecimento.

Sua ação anti-inflamatória auxilia na eliminação de toxinas pelo organismo.

Além disso, reduz as taxas de lipídeos e glicose no sangue, tem leve ação diurética, ajudando a diminuir o inchaço no corpo e ajuda a diminuir a constipação intestinal, com leve efeito laxante, sendo utilizado nas dietas de emagrecimento.

Rico em vitamina C, diminui a pressão na parede dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação além de ajudar no processo de cicatrização.

O cálcio, mineral tão importante para a prevenção da osteoporose, também é um facilitador na perda de peso.

Como qualquer outra planta, o hibisco pode causar toxicidade se for consumido em doses excessivas, pois tudo o que ingerimos precisa ser metabolizado e eliminado pelo fígado e rins. Quando consumida em grandes quantidades, esta bebida pode não ser totalmente eliminada pelo fígado, intoxicando, assim, o organismo. Além disso, por ser diurético, seu consumo exagerado pode fazer com que a pessoa elimine muitos eletrólitos, a exemplo do sódio e do potássio, que estão presentes no sangue. Isso pode acarretar alterações de pressão e contração muscular. Sendo assim, se a pessoa já toma medicamento com essa finalidade, o efeito diurético do remédio pode ser potencializado, o que não é desejável.


Deve ser evitado em caso de pressão baixa, gravidez, amamentação, períodos de Tensão Pré Menstrual (TPM) por altera os níveis de estrogênio, fazendo com que esta planta seja usada, inclusive, como anticoncepcional.

Nenhum comentário:

Comentários
0 Comentários

Postar um comentário

"
"
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...