Os Benefícios da Pimenta


Muitas pessoas ainda acreditam que a pimenta eleva a pressão arterial, provoca hemorroidas, ulceras e gastrites. Muito pelo contrário!

Pesquisadores do mundo todo não param de descobrir que a pimenta, tanto a pimenta-do-reino quanto a pimenta vermelha, tem qualidades farmacológicas importantes.
Além de ter como princípio ativo a capsaicina e a piperina, o condimento é muito rico em vitaminas A, E e C, ácido fólico, zinco e potássio, o que lhe confere fortes propriedades antioxidantes e protetoras do DNA celular. Também contém bioflavonóides, pigmentos vegetais que auxiliam na prevenção do câncer.

Atualmente, ela é usada como matéria-prima para vários remédios que aliviam dores musculares, reumatismo, desordens gastrintestinais e prevenção de arteriosclerose.

Um outro benefício das pimentas é que elas ajudam no processo de perda de peso, aumentando a taxa metabólica do organismo e fazendo com que cerca de 6 gramas de pimenta queimem aproximadamente 45 calorias.

Pesquisas científicas ainda revelam que o uso da pimenta durante as refeições, proporciona uma ação no Sistema Nervoso Simpático aumentando a liberação de catecolaminas – noradrenalina e adrenalina, e, como consequência, diminuindo o apetite e ingesta de calorias, proteínas e gorduras nas refeições seguintes.
Dentre os vários benefícios da pimenta, vale destacar:

1. Sua ação antioxidante, que ativa o sistema imunológico, previne o envelhecimento precoce e atua na prevenção de doenças crônicas como cardíacas, diabetes, câncer.

2. Ação antibactericida, anti-séptica, analgésica, cicatrizante e anti-hemorrágica. Algumas pesquisas comprovam que o pó da pimenta usado em feridas abertas ajuda na sua cicatrização e diminui o índice de infecção bacteriana.

3. A capsaicina encontrada nas pimentas picantes é a principal substancia que confere à pimenta ações como: antiagregante plaquetário (aspirina natural), descongestionante, fluidificação de mucos ajudando na expectorização.

4. Por aumentar a salivação, estimular a secreção gástrica e aumentar o peristaltismo intestinal através da capssaicina, ela auxilia na digestão dos alimentos e proteção da mucosa gástrica.

5. Por conter vitaminas A, C, do complexo B, potássio e cálcio, a pimenta pode ser benéfica não somente à saúde do coração, como também ao sistema circulatório, proporcionando um efeito vasodilatador, auxiliando no controle da pressão arterial.

6. A capsaicina também é capaz também de prevenir o acúmulo de gordura na região abdominal, por seu efeito termogênico que acelera o metabolismo e provoca uma sensação de bem estar, e com isso, também auxilia em alguns casos de depressão.

7. Tem valor nutricional relevante, possuindo vitamina A, C e E, vitaminas do complexo B (tiamina, niacina, riboflavina), além de minerais como potássio e cálcio.

Depois de expor alguns dos benefícios da pimenta...
Vai uma pimentinha aí?

Nenhum comentário:

Comentários
0 Comentários

Postar um comentário

"
"
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...