Manteiga de Azeite

Um azeite de qualidade se solidifica em baixas temperaturas. Para fazer a Manteiga de azeite é necessário que você use o azeite extra virgem com acidez de 0,3% e acondicionado em vidro escuro, para que não perca suas qualidades.

A parte mais difícil dessa receita é escolher o sabor, aquele toque especial, que você dará a sua manteiga. Existem várias opções de ervas, e você também pode utilizar uma mistura das ervas e um toque picante de pimenta ou alho.

Entre as ervas mais usadas temos: sálvia, orégano, alecrim, manjericão, louro, salsinha, tomilho, coentro, hortelã.

Misture azeite de oliva extra virgem (a quantia que desejar) com ervas de sua preferência, e se quiser, uma pitada de sal e pimenta. Você tem a opção de bater ou não essa mistura no liquidificador, para que as ervas fiquem mais finas, ou mesmo pica-las antes de misturar.

Coloque em um vasilhame ou forminhas, e leve para a geladeira até o azeite se solidificar, o que demora, em média, 4 horas. Se estiver com pressa, pode colocar um tempo no congelador, e depois mantenha na geladeira.

Conserve na geladeira, pois, se não, o azeite volta à forma líquida.

E qual a vantagem de se substituir a margarina ou a manteiga de origem animal pela manteiga de azeite?

A resposta é muito simples.

A margarina e a manteiga estimulam o aumento do colesterol ruim (LDL), e diminuir o colesterol bom (HDL), propiciando a doenças cardiovasculares, o tão temido infarto do miocárdio.

Com o azeite de oliva a situação é totalmente diferente. Seu consumo habitual melhora o perfil do colesterol, além de aumentar a produção das prostaglandinas, que diminui a pressão arterial.
Mas atenção, o azeite nunca deve ser levado ao fogo, pois perde todos os seus benefícios.

No caso de preparo da alimentação, por exemplo, para fazer o arroz ou alguma fritura, dê preferência aos óleos vegetais, como o de girassol ou granola, que são mais benéficos do que o de soja (atualmente, grãos geneticamente modificados).

O uso de azeite na alimentação é muito benéfico, mas in natura, sem sofrer a ação do calor. Misture a sua comida depois de pronta, seja na forma líquida, seja em forma de manteiga.

Nenhum comentário:

Comentários
0 Comentários

Postar um comentário

"
"
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...