Diferença entre Alergia e Intolerância à Lactose


Alergia alimentar é uma resposta imunológica de nosso organismo a alguma substancia contida no alimento. é sempre mediada por nosso sistema imunológico e é uma reação, em geral, contras às proteínas desde alimento.

A alergia à proteína do leite de vaca (APLV) é um tipo de reação imunológica específica, mais freqüente no 1º ano de vida. Criança em aleitamento materno exclusivo, com alergia à Lactose, a  mãe deve ser orientada a seguir o tratamento, que nada mais é que eliminar totalmente da alimentação qualquer alimento a base de leite.

Na alergia, o aparecimento dos sintomas ocorrem em até 2 horas após a ingestão do alimento e se manifesta por náuseas, vômitos, dor abdominal e diarréia.

A duração do tratamento depende do tipo de alergia. A alergia à proteína do leite de vaca normalmente desaparece nos 3 primeiros anos de vida.

Intolerância alimentar é uma resposta fisiológica anormal a um agente, não sendo mediada por nosso sistema imunológico. Diferente da alergia à proteína do leite de vaca, trata-se de uma reação contra o açúcar do leite, a lactose, por falta ou diminuição da enzima lactase. Por esse motivo, pessoas com intolerância a lactose podem ingerir produtos “lactose free” onde são adicionados a enzima que quebra a lactose, a lactase. Pessoas com alergia, relatam a manifestação dos sintomas com a ingestão desses alimentos.

Na Intolerância à Lactose os sintomas aparecem até 72h após a ingestão do alimento.

Não se esqueça que uma nutricionista é sempre um dos profissionais mais indicados para ajudá-los com esses problemas, caso eles venham a surgir com você, seu filho ou algum conhecido.

Espero ter conseguido esclarecer algumas duvidas dos leitores.

Nenhum comentário:

Comentários
0 Comentários

Postar um comentário

"
"
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...