Pudim de Coco e Ameixa com Quinoa


Quinoa

A quinoa possui todos os aminoácidos essenciais que o nosso corpo precisa além de ser fonte de cálcio, ferro, fibras e ácidos graxos ômega 3 e 6.

Por ser rica em proteínas e cálcio, a quinoa ajuda no fortalecimento muscular dos ossos e prevenção de doenças como osteoporose e hipertensão.

As vitaminas do complexo B são parte essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso, manutenção muscular e síntese de hormônios. Além disso, suas fibras dão a sensação de saciedade, podendo favorecer o emagrecimento.

Também é rica em zinco, um nutriente que atua no fortalecimento do sistema imunológico e nos processos de cicatrização. É uma das melhores fontes de proteína vegetal, somente perdendo para a chia.

A quinoa pode ser encontrada como grão inteiro ou em pó e ser consumida em saladas, sucos, iogurte, com frutas e em substituição a farinha de trigo em diversas receitas de bolos, tortas e pães.
Ameixa Preta
Além de excelente para o intestino, a ameixa preta é repleta de vitaminas e minerais, com muita fibra alimentar, baixas calorias, e sem gorduras nocivas.

Possui sorbitol que é um açúcar que estimula o intestino, fazendo com que funcione com mais facilidade. As ameixas também fornecem fibra alimentar e oferecem baixas calorias, sem gorduras nocivas.

Possui vitaminas A, C, E, K e vitaminas do Complexo B; potássio, flúor, fósforo, magnésio, cobre, ferro, cálcio e zinco.

Pode ser ingerida por pessoas diabéticas por exercer efeitos anti-hiperglicêmicos. Estudos têm mostrado que o consumo dos extratos das ameixas auxiliam na redução dos níveis de glicose e de triglicerídeos sangüíneos. Os flavonoides presentes nas ameixas ajudam a evitar a resistência à insulina.

Importante: A ameixa não deve ser consumida em excesso pois contém grande quantidade de oxalato, substância que pode levar à formação de cristais na urina, dando origem ao cálculo renal.

Coco
O coco é riquíssimo gorduras, mas, ao contrário do que se pensa, têm tudo a ver com um corpo mais esbelto.
De rápida digestão, elas não ficam estocadas nas células. Elas servem de combustível para gerar energia, evitando assim que se acumulem nas células.

Além disso, as gorduras existentes no coco, regulam o funcionamento da tireóide, acelerando o metabolismo orgânico, o que facilita o emagrecimento e têm uma ação anti-inflamatória a nível celular e com isso, ajudam na prevenção da temível celulite.

Vamos a Receita
Essa receita que trago hoje, além de gostosa, pode ser consumida por pessoas com Intolerância a Lactose e Glúten.

Calda de Ameixa
Ingredientes
- 180 ml de ameixa seca
- 200 ml de água
- 1 colher (sopa) de adoçante em pó para forno e fogão

Modo de fazer
1º - Misture todos os ingredientes em uma panela e leve em fogo alto por cerca de 5 minutos.
2º - Retire metade das ameixas e reserve

Pudim de Coco e Ameixa com Quinoa

Ingredientes
- 1 xícara de quinoa em flocos
- 400 ml de leite de coco
- 50 ml de água
- 100 gramas de coco ralado
- 1 pitada de sal
- 1 xícara de adoçante em pó para forno e fogão
- 1 envelope de gelatina sem sabor hidratada conforme orientação do fabricante

Modo de fazer
1º - Misture a quinoa, o leite de coco a água e o sal em uma panela e coloque-o em fogo alto até ferver.
2º - Abaixe o fogo e cozinhe mexendo delicadamente por cerca 3 minutos ou até que a quinoa fique macia e sua mistura cremosa.
3º - Leve ao fogo brando a gelatina hidratada com metade das ameixas que você retirou de sua calda. Mexa até diluir, sem levantar fervura. É rápido.
4º - Deslique o fogo e adicione a gelatina com as ameixas, o coco ralado e o adoçante
5º - Coloque a calda de ameixa em um vasilhame e transfira seu pudim por sobre a calda
6º - Desenforme e coloque na geladeira

Bom apetite!

Nenhum comentário:

Comentários
0 Comentários

Postar um comentário

"
"
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...