Suco Detox, Abacaxi com Hortelã, Maça, Gengibre e Linhaça

Sempre estou misturando ingredientes para preparar meus sucos Detox de acordo com suas propriedades, mas esse se superou. Ficou tão gostoso, e com ingredientes tão saudáveis, que a primeira coisa que me veio à cabeça foi o motivo de não ter feito essa mistura antes.

Muito simples, mas extremamente saudável.
Veja as propriedades de cada ingrediente:

Abacaxi - Rico em água, fibras, vitaminas e minerais, atua como desintoxicante para o organismo, possui ação diurética, melhora a função intestinal e facilita a digestão e ainda diminui o apetite.

Hortelã - Além da refrescância e aroma que proporciona ao suco, ajuda na digestão, a diminuir flatulências e a irritação no cólon, e ainda tem ação expectorante.

Maçã - A casca contém pectina, que reduz o colesterol ruim do sangue e, além disso, também tem vitaminas essenciais à saúde. Essa fruta possui propriedades antioxidantes, adstringentes, ferro, fósforo, é rica em fibras, flavanóides e frutose, e ainda causa sensação de saciedade, e deixa a pele macia e sem manchas.

Gengibre - Estimula as enzimas do fígado a trabalhar e eliminar toxinas, acelera o metabolismo auxiliando no processo de emagrecimento, possui função anti-inflamatória ajudando a manter a pele lisa e sem celulite, e ainda ajuda na diminuição de gases e de enjoos.

Linhaça - Possui ação laxativa, anti-inflamatória, antiespasmódica e cicatrizante. Muito utilizada por proporcionar uma melhora no sistema imunológico e o retardo do envelhecimento das células. Rica em fibras solúveis e insolúveis, lignanas, fitoesteróides e Ômega 3, ajudam no combate a acne, o auxílio no emagrecimento, o auxílio na prevenção de alguns tipos de câncer, o auxílio no controle hormonal ajudando nos sintomas da TPM, o controle dos níveis glicêmicos e do colesterol.

Ingredientes
- Um quarto de abacaxi sem casca
- 1 maçã
- 1 ramo de hortelã
- 1 colher (de chá) de gengibre em pó, ou se quiser, fatias de gengibre sem casca
- 1 colher (de sopa) de linhaça
- 500ml de água gelada
- Adoçante (a gosto)
- Cubos de gelo (a gosto)

Modo de fazer
Bata todos os ingredientes no liquidificador.
De preferência, não coe para não perder parte das propriedades do suco.

Manteiga de Azeite

Um azeite de qualidade se solidifica em baixas temperaturas. Para fazer a Manteiga de azeite é necessário que você use o azeite extra virgem com acidez de 0,3% e acondicionado em vidro escuro, para que não perca suas qualidades.

A parte mais difícil dessa receita é escolher o sabor, aquele toque especial, que você dará a sua manteiga. Existem várias opções de ervas, e você também pode utilizar uma mistura das ervas e um toque picante de pimenta ou alho.

Entre as ervas mais usadas temos: sálvia, orégano, alecrim, manjericão, louro, salsinha, tomilho, coentro, hortelã.

Misture azeite de oliva extra virgem (a quantia que desejar) com ervas de sua preferência, e se quiser, uma pitada de sal e pimenta. Você tem a opção de bater ou não essa mistura no liquidificador, para que as ervas fiquem mais finas, ou mesmo pica-las antes de misturar.

Coloque em um vasilhame ou forminhas, e leve para a geladeira até o azeite se solidificar, o que demora, em média, 4 horas. Se estiver com pressa, pode colocar um tempo no congelador, e depois mantenha na geladeira.

Conserve na geladeira, pois, se não, o azeite volta à forma líquida.

E qual a vantagem de se substituir a margarina ou a manteiga de origem animal pela manteiga de azeite?

A resposta é muito simples.

A margarina e a manteiga estimulam o aumento do colesterol ruim (LDL), e diminuir o colesterol bom (HDL), propiciando a doenças cardiovasculares, o tão temido infarto do miocárdio.

Com o azeite de oliva a situação é totalmente diferente. Seu consumo habitual melhora o perfil do colesterol, além de aumentar a produção das prostaglandinas, que diminui a pressão arterial.
Mas atenção, o azeite nunca deve ser levado ao fogo, pois perde todos os seus benefícios.

No caso de preparo da alimentação, por exemplo, para fazer o arroz ou alguma fritura, dê preferência aos óleos vegetais, como o de girassol ou granola, que são mais benéficos do que o de soja (atualmente, grãos geneticamente modificados).

O uso de azeite na alimentação é muito benéfico, mas in natura, sem sofrer a ação do calor. Misture a sua comida depois de pronta, seja na forma líquida, seja em forma de manteiga.

Cuscuz de Tapioca Sem Lactose

O Cuscuz de Tapioca é um prato brasileiro de origem baiana baseado no cuscuz de origem árabe trazido pelos portugueses, preparado a partir da fécula da mandioca, também conhecida como tapioca e originária da culinária indígena. O prato também é conhecido como cuscuz branco ou ainda pudim de tapioca e pode ser doce ou salgado. Na maioria das receitas de preparo do cuscuz de tapioca doce acrescenta-se coco ralado, açúcar, água ou leite.

Acredita-se que a criação desse tipo de cuscuz se deva às escravas de origem africana, já que estas eram as principais responsáveis pela administração alimentar da sociedade da época. Senso assim, das mãos delas saia quase tudo o que era consumido na capela clerical, na casa-grande e outros locais da época. Apesar do principal ingrediente dessa iguaria ser originário da culinária indígena, os índios não tinham acesso ao açúcar nem ao leite, por exemplo, já que ambos foram trazidos pelos colonizadores europeus. Ao ter acesso a mais recursos alimentares que os nativos, as escravas acabavam por misturar tudo e criar receitas novas com os ingredientes da nossa terra e os trazidos da Europa.

Trago aqui uma receita na versão ligth, e sem lactose.
Ingredientes
500 g de tapioca granulada tipo 1
1 litro de água fervente200 ml de água a temperatura ambiente
2 xícaras de adoçante em pó
2 pacotes de coco ralado sem açúcar
2 vidros de leite de coco ligth

Modo de fazer
1º - Em um recipiente de vidro, coloque a tapioca e o adoçante em pó
2º - Acrescente a água fervendo e misture até formar uma pasta
3º - Acrescente 1 pacote de coco ralado e 1 vidro de leite de coco a sua mistura
4º - Tampe e abafe com um pano de prato
5º- Quando esfriar espalhe mais um pacote de coco ralado por cima
6º - Sirva com leite condensado light sem lactose, ou então, com este creme de leite de coco.

Creme de Leite de Coco para Cobertura de Doces

Ingredientes
1 vidro de leite de coco
200 ml de água a temperatura ambiente
1 xícara de adoçante em pó
1 colher (de sopa) de amido de milho diluído em um pouco de água

Junte todos os ingredientes e leve ao fogo brando misturando bem até tomar consistência.

Guarde na geladeira.
Outra sugestão de calda que pode ser usada com essa tapioca e fica fantástica.

Calda de Ameixa
Ingredientes
1 lata pequena de ameixa em calda (150 gramas)
1 xícara de adoçante em pó para forno e fogão
1 colher (café) de amido de milho

Modo de fazer
1º - Dissolva o amido de milho na própria calda da conserva
2º - Leve todos os ingredientes fogo brando, mexendo para que fique encorpado


Agora basta colocar sobre o seu doce.

Doce de Banana Light

Um doce de sabor extremamente agradável, que você pode comer sozinho, em recheio de pães sem glúten, bolachas sem glúten, pães de queijo, acompanhado de queijo sem lactose e muito mais.
Rico em fibras, nutritivo, com baixo índice glicêmico, e que sacia a vontade de comer doces.

A Banana pode ser considerada uma das frutas mais consumida no mundo. Mesmo as folhas, tronco e flor da bananeira podem ser consumidas.


Umbigo, flor, coração ou mangará da banana
Da parte inferior do cacho da banana ainda verde, sai um pendão e, no seu final, há um cone roxo. Seu miolo é comestível e é conhecido como a flor da bananeira, também chamado de umbigo do cacho da banana, coração da bananeira, mangará ou apenas umbigo da banana, que, cozido e preparado com outros ingredientes, é comestível e de requintado sabor e alto valor nutricional.
Várias receitas culinárias usam o umbigo da banana: cozido com bacalhau, carne moída, linguiça de porco defumada; temperado e refogado simples; e o que a imaginação mandar.
Para ser utilizado como comestível, o umbigo da banana precisa ser cortado, na posição certa (não muito próximo das pencas, apenas o bastante para se retirar o cone arroxeado do cacho ainda verde), o que favorece, pelo fluxo forçado da seiva, o amadurecimento do próprio cacho. Do cacho já maduro, não mais se aproveita o umbigo da banana, pois estará escurecido e sem viço, podendo ser aproveitado apenas como adubo.

A folha da bananeira pode ser utilizada para enrolar um peixe a ser assado, tanto no forno como em churrasqueira, para manter o peixe suculento, além de poder ser picada em fatias finas e ser utilizada para um refogado ou em sopas e caldos.

Benefícios da Banana Para Saúde
1.    Reduz a Pressão Arterial: A Banana é uma importante fonte de Potássio, que é conhecido por reduzir a pressão arterial. Isso ajuda a contrabalançar os efeitos do sódio no corpo. O Teor de potássio na Banana é cerca de 500 mg enquanto que ele contém apenas 1 mg de sódio. O potássio ajuda a controlar a quantidade de fluido no corpo, e também ajuda a manter o equilíbrio delicado entre o sódio e o potássio.
2.    Benefício da Banana Para Digestão: É conhecida por sua alta quantidade de fibras dietéticas. Estas fibras dietéticas ajudar na ligação e acumulação de partículas de alimentos e ajuda na evacuação eficiente.
3.    A Banana é uma excelente fonte em frutooligossacarídeos, que são prebióticos,que ajudam na manutenção das bactérias benéficas no trato digestivo. Estas bactérias ajudar na promoção da digestão e melhorar a saúde do intestino.
4.    Benefício da Banana Para os Ossos: A Banana ajuda a fortalece os ossos e melhorar a densidade óssea no corpo. Ela contém frutooligossacarídeos, que ajudam na absorção de nutrientes essenciais como Cálcio e Magnésio.
5.    Benefício da Banana para Visão: A Visão pode ser melhorada através do consumo da Banana diariamente. Ela contém alfa e beta-caroteno e Vitamina A, que ajuda na proteção da retina do olho. Degeneração macular relacionada com a idade pode ser diminuida pelo seu consumo.
6.    Reduz Estresse e Depressão: O potássio é um mineral que auxilia na diminuição do estresse. Também contêm triptofano, que é convertido em serotonina. A serotonina atua como um relaxante e, assim, relaxa a mente de uma pessoa e melhora o humor.
7.    É útil na manutenção do peso e deve ser consumido por pessoa que querem manter a forma.
8.    É pobre em calorias e tem baixo índice glicêmico.
9.    Mantém a pessoa saciada, pois é rica em fibra alimentar.
10.          A anemia pode ser impedida pelo seu consumo, pois é rica em Ferro, que auxilia na produção de hemoglobina.
11.          É conhecida para combater a doença de manhã e náuseas.
12.          É afrodisíaca e conter minerais quelantes e enzima Bromelina.

Banana, Informe Nutricional para cada 100 gramas da fruta
Calorias
90g
Açúcar
12 g
Água
74,26g
Carboidrato
23 g
Gordura saturada
0,1 g
Gordura poli-insaturada
0,1g
Colesterol
0 mg
Lipídeo
0,3 g
Fibra dietética
2,6 g
Proteína
1,1 g
Sódio
1 mg
Potássio
358 mg
Cálcio
5 mg
Ferro
0,3 mg
Fósforo
20 mg
Manganês
0,15 mg
Selênio
1,1 μg
Cobre
0,1 mg
Zinco
0,16 mg
Magnésio
27 mg
Vitamina A (Retinol)
81 UI
Vitamina C
8,7 mg
Vitamina E (Tocoferol)
0,27 mg
Vitamina D
0 IU
Vitamina B1 (Tiamina)
0,04 mg
Vitamina B2 (Riboflavina)
0,1 mg
Vitamina B3 (Niacina)
0,54 mg
Vitamina B5 (Ácido pantotênico)
0,26 mg
Vitamina B6 (Piridoxina)
0,57 µg
Vitamina B9 (Ácido fólico)
19,1 UI
Vitamina B12
0 µg
Vitamina B6
0,4 mg


Doce de Banana Ligth

Ingredientes para o Doce de Banana
- 4 bananas bem maduras picadas em fatias
- As cascas das 4 bananas
- 250 ml de água
- 2 colheres (de sopa) de adoçante em pó
- 1 colher (de chá) de café solúvel
- 1 colher (de chá) de alfarroba em pó
- 1 pacote de gelatina incolor hidratada em 1 copo de água

Como fazer
1º - Bata as cascas de banana com 250 ml de água no liquidificador
2º - Em uma panela, junte todos os ingredientes, menos a gelatina hidratada
3º - Cozinhe em fogo brando, mexendo bem, até que as bananas comecem a desmanchar
4º - Desligue o fogo e junte a gelatina hidratada e misture
5º - Coloque em um recipiente de vidro e leve à geladeira

Celulite

A celulite é uma alteração no tecido celular subcutâneo, que se manifesta por meio de nódulos de dimensões variáveis, fazendo com que a pele adquira o aspecto de "casca de laranja".

Inicialmente a má impermeabilidade das veias menores pode permitir o escape da água do sangue, que acaba por se infiltrar nos tecidos, formando edemas. Em seguida, por causa do desequilíbrio do metabolismo local, as fibras do tecido conjuntivo começam a reter água, sal e gordura, etapa em que se forma a celulite.

Aparece principalmente na parte externa das coxas, nádegas e ventre.

Os homens não tem celulite devido ao baixo nível de estrógeno em seu organismo, e nós mulheres, temos que conviver com o fantasma da celulite, simplesmente pelo fato de sermos mulheres. Mas existe alguns meios de diminuir a formação e até a celulite já instalada.


Algumas coisas são muito básicas para evitar a formação da celulite, como:
- Procurar ter uma alimentação saudável;
- Não ingerir sal em excesso;
- Procurar manter o peso ideal, ou seja, evitar a obesidade;
- Evitar doces e refrigerantes;
- Não usar roupas demasiadamente justas, que diminuem a circulação sanguínea local.

Mas também podemos dar uma ajuda para diminuir a celulite já instalada:
  1. Drenagem linfática, de preferência com a ajuda de Óleo de Hera; 
  2. Tomar Chá Verde regularmente.

Drenagem linfática com Óleo de Hera
O Óleo de Hera possui propriedades adstringentes além de ajudar na diminuição de inflamações. O preparo desde óleo não é difícil. Basta macerar mais ou menos 500 gramas de Hera, colocar em um recipiente de vidro juntamente com um óleo hidratante, como o óleo de amêndoa que é um excelente hidratante além de ajudar a reduzir a inflamação da pele, com algumas gotas de óleo de Rosa Mosqueta em um recipiente de vidro e deixar em banho-maria por aproximadamente duas horas.

A Hera possui ação analgésica, expectorante, calmante, cicatrizante, hidratante e lipolítica. Mas se consumida em sua forma natural, ou em excesso, pode ser tóxica, causando vômitos, diarreia, irritação gástrica, dermatites e febre. A infusão da planta garante uma pele mais macia e hidratada, porém é preciso ter cuidado para não exagerar na dose.
Propriedades do Óleo de Rosa Mosqueta:
- Ajuda a regenerar e conservar a textura da pele;
- Auxilia no processo de cicatrização;
- Promove a hidratação da pele, evitando ressecamento e rachaduras;
- É indicado para prevenir assaduras;
- Auxilia no tratamento de queimaduras;
- Previne e ajuda no tratamento de estrias;
- Tem ação antioxidante, que atua na prevenção do envelhecimento precoce;
- Ajuda a reduzir as manchas da pele provocadas pelo sol ou envelhecimento;
- É rico em minerais, ácidos graxos insaturados, além de vitamina A e vitamina C;
- Além de ter um cheiro muito agradável.

Propriedades do Óleo de Amêndoa:
- Hidrata e amacia a pele;
- Previne rugas e melhora a elasticidade da pele;
- Anti-inflamatório e calmante para pele;
- Recupera a oleosidade natural da pele;
- Remove maquiagem sem irritar os olhos;
- Hidrata as cutículas;
- Hidrata os cabelos profundamente, recuperando os fios ressecados, dando brilho e suavidade aos fios;


Tomar Chá Verde regularmente
- É uma bebida estimulante, quase sem calorias (uma xícara de chá contém 2 calorias);
- É rico em vitamina K;
- Pode reduzir de 20 a 80% a celulite instalada, além de prevenir o retorno da inflamação;
- Contém taninos que oferecem proteção anti-virótica e anti-inflamatória;
- Bom inibidor enzimático, com propriedade veinotrópica, que aumenta a resistência das veias e pequenos vasos, por possuir teofilinas;

O Chá Verde é a bebida não alcoólica mais consumida no mundo
Existem três tipos principais de chá verde:
- Chá Verde (japonês e chinês). Não é fermentado por ser processado no vapor.
- Chá Preto (indiano). Produzido pela secagem e fermentação das folhas.
- Chá Oolong que passa por um processo combinado dos dois chás anteriores.

Modo de fazer
Colocar as 10g da erva em 500 ml de água fervente e abafar por 10 minutos.
Tomar 2 copos mornos por dia do chá preparado.

Efeito Sanfona

Todos os dias, vejo anúncios patrocinados que prometem a perda de peso rapidamente, sem necessidade de reeducação alimentar na TV e internet, alegando que alguns medicamentos são feitos através de extratos naturais e que não fazem nenhum mal a sua saúde, geralmente a base de cápsulas a serem ingeridas durante o dia, antes da alimentação, ou em horários regulares. Cuidado com dietas milagrosas a base de medicamentos.


Todo médico sabe que se aliar um diurético, um laxativo, um medicamento que acelere seu metabolismo e um medicamento que diminua seu stress como, por exemplo, um antidepressivo, você perderá peso, mas não gordura, e nem aumentar a sua massa magra.

Para emagrecer com saúde devemos procurar mudar nosso hábito alimentar procurando alimentos que atuam no organismo de diversas maneiras.

Os alimentos termogênicos promovem a queima de gordura, principalmente na região abdominal. Aliados aos carboidratos de baixo índice glicêmico reduzem o apetite devido a regulação dos níveis de insulina no organismo promovendo uma sensação de saciedade.

A ingesta de água ou de líquidos isotônicos é fundamental para que nosso corpo consiga eliminar as toxinas e os radicais livres, além de ser ótimo para tonificar sua pele.

Dietas “milagrosas” que fazem com que você perda o peso em excesso em pouco espaço de tempo até existem, mas você pagará um alto preço por isso, e não digo somente em termos monetários, mas também em relação a sua saúde.

Procure não se influenciar pelas promessas de laboratório, que normalmente contratam “especialistas” para promover suas cápsulas milagrosas para obter lucro no mercado em troca de sua saúde. Seja paciente e se reeduque em questão a sua alimentação.

Reeduque-se.
Evite o Efeito Sanfona.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...