Bolo de Fubá com Queijo


Este Bolo é uma variante da Broa de Fubá, mas não fica tão seco quanto a Broa. Enriquecido com fibras para auxiliar no funcionamento intestinal, sem Glúten e sem Frutose. Fica pronto em apenas 20 minutos e é uma delícia. Pode ser feito no microondas ou no forno convencional. Este fiz no microondas.

Ingredientes
- 2 xícaras de fubá pré cozido
- 1 xícara de farinha de arroz
- 1/2 xícara de farinha de linhaça dourada ou farelo de quinoa (fiz com linhaça dourada)
- 3 a 4 ovos, dependendo do tamanho do ovo
- 1 xícara de óleo de girassol
- 1 pitada de sal
- 3 colheres (sopa) de adoçante em pó para forno e fogão
- Queijo ralado (o quanto quiser)
- 1 colher (sopa) de erva doce (opcional)
- 3 xícaras de leite desnatado
- 1 colher (sopa rasa) de fermento químico em pó diluído em 1/2 xícara de leite
- Canela pára polvilhar

Modo de fazer

1º - Misture os ovos com o óleo e reserve
2º - Coloque em uma panela o leite, a farinha de arroz, o fubá, a linhaça ou a quinoa, uma pitada de sal, o adoçante, e misture tudo em fogo alto por cerca de 5 minutos.
3º - Deslique o fogo e acrescente os ovos com o óleo, o queijo ralado, a erva doce e misture.
4º - Dilua o fermento em meia xícara de leite e acrescente a sua massa misturando gentilmente.
5º - Coloque em uma forma ou refratário (não é necessário untar), polvilhe com canela e leve ao forno de microondas em potência máxima por cerca de 10 minutos. Faça o teste do garfo, pois o tempo pode variar dependendo da marca do microondas. Se você optou por levar ao forno convencional, pré aqueça antes, e o tempo para assar será maior que no microondas.

Sirva com café e bom apetite!

Frutosemia - Purê de Talos e Folhas de Brócolis com Batata

O aleitamento materno evita infecções e alergias e é recomendado até os 2 anos de idade ou mais. Após os 6 meses de idade é aconselhável continuar amamentando seu filho e oferecer novos alimentos.

Quando se inicia a oferta de frutas, alguns bebes podem apresentar os sintomas da frutosemia, e as mães começam uma luta sem fim até chegar ao diagnóstico. E com o diagnóstico, inicia-se uma peregrinação na procura de nutricionista para a orientação do cardápio da criança.

Na tentativa de ajudar a essas mães que vem me escrevendo e procurando alternativas alimentares para seus pequenos, procurarei sempre postar algo que possa ajudar.

A primeira coisa a ser lembrada é que a dieta de seu bebe deve ser suplementada com vitamina C, pois muitos alimentos que a contém serão eliminados por conter frutose e sacarose.

A segunda é não se esquecer de ler as etiquetas dos alimentos, porque podem conter frutose, sacarose ou sorbitol na sua composição química. como exemplo temos o Açúcar Líquido, também chamado de Xarope Simples, é utilizado frequentemente pela indústria alimentícia, para a fabricação de balas e refrigerantes e o Xarope Invertido é uma mistura de três tipos de substâncias adoçantes. Com 1/3 de glicose, 1/3 de frutose e 1/3 de sacarose, e é uma solução aquosa, fácil de ser armazenada. Também é muito utilizado na indústria alimentícia por agir contra a cristalização nos alimentos já preparados. Frutas em calda, sorvetes, balas e caramelos, licores, geleias, biscoitos levam o ingrediente em sua composição. Pessoas com Frutosemia devem tomar bastante cuidado ao adquirir esses produtos.

O brócolis é um grande aliado na alimentação de portadores de frutosemia, um vegetal cujas folhas, flores e talos são comestíveis. Ele é um alimento rico em fibras, cálcio (importante para a formação e manutenção dos ossos e dentes), fonte de vitaminas A e C. Além disso, apresenta ácido fólico, cromo, selênio e potássio. Possui propriedades antioxidantes e anticancerígenas contra o câncer de pulmão, cólon, próstata e mama, pois acelera a eliminação de estrógeno.

Então vamos a receita de hoje, lembrando que pode ser ingerida em qualquer idade.

Purê de Talos e Folhas de Brócolis com Batata
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de talo de brócolis picado
- 1 xícara (chá) de folha de brócolis picado
- 1 xícara (chá) de batata cozida e amassada
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 dente de alho amassado
- 1/2 de xícara de leite
- Sal a gosto

Como fazer
1º - Cozinhe os talos e folhas de brócolis, bata no liquidificador e reserve
2º - Doure o alho na manteiga e junte todos os ingredientes
3º - Misture até atingir uma mistura homogênea. Se precisar, acrescente um pouco mais de leite
4º - Acerte o sal

Está pronto. Bom apetite, para você e seu filhote!

Pudim de Coco e Ameixa com Quinoa


Quinoa

A quinoa possui todos os aminoácidos essenciais que o nosso corpo precisa além de ser fonte de cálcio, ferro, fibras e ácidos graxos ômega 3 e 6.

Por ser rica em proteínas e cálcio, a quinoa ajuda no fortalecimento muscular dos ossos e prevenção de doenças como osteoporose e hipertensão.

As vitaminas do complexo B são parte essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso, manutenção muscular e síntese de hormônios. Além disso, suas fibras dão a sensação de saciedade, podendo favorecer o emagrecimento.

Também é rica em zinco, um nutriente que atua no fortalecimento do sistema imunológico e nos processos de cicatrização. É uma das melhores fontes de proteína vegetal, somente perdendo para a chia.

A quinoa pode ser encontrada como grão inteiro ou em pó e ser consumida em saladas, sucos, iogurte, com frutas e em substituição a farinha de trigo em diversas receitas de bolos, tortas e pães.
Ameixa Preta
Além de excelente para o intestino, a ameixa preta é repleta de vitaminas e minerais, com muita fibra alimentar, baixas calorias, e sem gorduras nocivas.

Possui sorbitol que é um açúcar que estimula o intestino, fazendo com que funcione com mais facilidade. As ameixas também fornecem fibra alimentar e oferecem baixas calorias, sem gorduras nocivas.

Possui vitaminas A, C, E, K e vitaminas do Complexo B; potássio, flúor, fósforo, magnésio, cobre, ferro, cálcio e zinco.

Pode ser ingerida por pessoas diabéticas por exercer efeitos anti-hiperglicêmicos. Estudos têm mostrado que o consumo dos extratos das ameixas auxiliam na redução dos níveis de glicose e de triglicerídeos sangüíneos. Os flavonoides presentes nas ameixas ajudam a evitar a resistência à insulina.

Importante: A ameixa não deve ser consumida em excesso pois contém grande quantidade de oxalato, substância que pode levar à formação de cristais na urina, dando origem ao cálculo renal.

Coco
O coco é riquíssimo gorduras, mas, ao contrário do que se pensa, têm tudo a ver com um corpo mais esbelto.
De rápida digestão, elas não ficam estocadas nas células. Elas servem de combustível para gerar energia, evitando assim que se acumulem nas células.

Além disso, as gorduras existentes no coco, regulam o funcionamento da tireóide, acelerando o metabolismo orgânico, o que facilita o emagrecimento e têm uma ação anti-inflamatória a nível celular e com isso, ajudam na prevenção da temível celulite.

Vamos a Receita
Essa receita que trago hoje, além de gostosa, pode ser consumida por pessoas com Intolerância a Lactose e Glúten.

Calda de Ameixa
Ingredientes
- 180 ml de ameixa seca
- 200 ml de água
- 1 colher (sopa) de adoçante em pó para forno e fogão

Modo de fazer
1º - Misture todos os ingredientes em uma panela e leve em fogo alto por cerca de 5 minutos.
2º - Retire metade das ameixas e reserve

Pudim de Coco e Ameixa com Quinoa

Ingredientes
- 1 xícara de quinoa em flocos
- 400 ml de leite de coco
- 50 ml de água
- 100 gramas de coco ralado
- 1 pitada de sal
- 1 xícara de adoçante em pó para forno e fogão
- 1 envelope de gelatina sem sabor hidratada conforme orientação do fabricante

Modo de fazer
1º - Misture a quinoa, o leite de coco a água e o sal em uma panela e coloque-o em fogo alto até ferver.
2º - Abaixe o fogo e cozinhe mexendo delicadamente por cerca 3 minutos ou até que a quinoa fique macia e sua mistura cremosa.
3º - Leve ao fogo brando a gelatina hidratada com metade das ameixas que você retirou de sua calda. Mexa até diluir, sem levantar fervura. É rápido.
4º - Deslique o fogo e adicione a gelatina com as ameixas, o coco ralado e o adoçante
5º - Coloque a calda de ameixa em um vasilhame e transfira seu pudim por sobre a calda
6º - Desenforme e coloque na geladeira

Bom apetite!

Broa de Fubá com Queijo

Simples, nutritivo, fácil de fazer, excelente tanto no café da manhã quanto no café da tarde. Com um toque de canela para dar cor a sua broa de microondas, além de acrescentar um termogênico a sua receita, e erva doce para os apaixonados, assim como eu.

Benefícios da Erva Doce
Rica em fibras, ela aumenta a saciedade e ajuda a regular o funcionamento intestinal, diminuindo a fome e o inchaço abdominal. A presença de ácido málico ajuda a diminuir a vontade de consumir doces, auxiliando no emagrecimento. Possui ação antioxidante sendo eficaz no combate aos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele.

A erva doce ainda age como vermífugo, anti-reumático, relaxante muscular, antiespasmódica, expectorante, tônico, cicatrizante, calmante, diurético, antidispéptico e estimulante.

Possui vitaminas A, B e C, fibras, sódio, ferro, potássio, cálcio, zinco, cobre, água e glúcidos. Seu consumo ajuda a combater a tosse, prevenir o mau hálito e, para mulheres em fase de amamentação, o chá ajuda na produção de leite, ajudando ainda a prevenir a cólica dos bebês.

O consumo da erva doce auxilia ainda no tratamento da acidez estomacal, asma, bronquite, espasmos, dor de barriga, dor de cabeça, inflamações, má digestão, palpitações, inchaço, gripe, resfriado, catarro e coriza.
Erva Doce

Vamos a Receita

Ingredientes- 2 xícaras de água
- 1 xícara de arroz cozido
- 1 xícara de fubá pré cozido ou farelo de milho
- 1/2 xícara de óleo de girassol
- 2 ovos inteiros
- 200 mg de queijo ralado (usei queijo minas curado)
- 3 colheres (sopa) de adoçante em pó
- Erva doce (a gosto)
- 1 colher (sopa) de fermento químico em pó
- Canela em pó para polvilhar

Modo de fazer
1º - Em um processador misture a água, o arroz, o fubá, o óleo, os ovos, o queijo e o adoçante até formar uma massa homogênea. Se ficar muito grosso, acrescente um pouco mais de água.
2º - Passe sua massa para uma assadeira de vidro
3º - Junte a erva doce e o fermento em pó e misture
4º - Polvilhe com a canela
5º - Leve ao microondas para assar em potência máxima por cerca de 8 a 10 minutos

Sirva com café e bom apetite!

Suco Detox de Abacaxi, Coco e Clorofila





Nesse calor que anda fazendo por aqui, nada melhor que tomar um bom suco, fácil de preparar, com vitaminas, fibras e deliciosamente gelado. E ainda, com propriedades desintoxicantes.

Ingredientes
- 1/4 de abacaxi (sem casca)
- 1 folha de alface americana
- 2 ramos de agrião
- 500 ml de água gelada
- 250 ml de água de coco
- Cubos de gelo (a gosto)
- Adoçante (a gosto)

Modo de fazer
1º - Bata todos os ingredientes no liquidificador e pronto

Quando antes tomar, menos se perde de suas vitaminas.

Bolo de Microondas


Vocês não imaginam a delicia que ficou este Bolo de Microondas que acabei de preparar ara o café da manhã.
Em apenas vinte minutinhos já estava pronto.

Ingredientes
  • 2 xícaras de farinha de coco
  • 3 ovos inteiros
  • 1/2 xícara de óleo de girassol
  • 2 colheres de alfarroba em pó
  •   1 colher de adoçante em pó
  • 5 bananas maduras fatiadas
  • 2 colheres (sopa) de canela em pó
  • 1/2 xícara de leite de castanha do pará aquecido
  • 1 colher (sopa) de fermento químico

Modo de fazer
1 - Em um recipiente de vidro misture os ovos, óleo, adoçante, farinha de coco, canela, alfarroba e 4 bananas fatiadas
2 - Dilua o fermento no leite aquecido e junte a sua massa de bolo
3 - Coloque sobre o bolo a outra banana fatiada e polvilhe com canela
4 - Leve ao microondas em temperatura máxima por ceca de 15 minutos. O tempo pode variar de acordo com seu recipiente (se for mais alto ou mais baixo), e do próprio microondas. Ao começar a cheirar, espere mais 1 minuto e faca o teste do garfo.
5 - Desenforme ainda quente, com cuidado para não se queimar com a vasilha e com o vapor que pode se formar

Bom apetite!

Leite de Castanha do Pará


A castanha do Pará é rica em selênio, vitamina E, ácido fólico, cálcio, fósforo, magnésio e Ômega 3, tem ação tonificante, fortalecedora e nutritiva para o corpo. Entre esses nutrientes, o selênio, principal componente da castanha é um mineral importantíssimo para a saúde do organismo já que é essencial para acionar enzimas que combatem os radicais livres e para o exercício físico pois ajuda a formar enzimas antioxidantes, além de fortalecer as defesas do organismo. Apesar de conter alto teor calórico como todas as oleaginosas,  ela é muito benéfico para a saúde, já que melhora os níveis de colesterol, aumentando o bom colesterol e diminuindo o mal colesterol, ajudando assim, a combater as doenças cardiovasculares.

Ela pode ser ingerida “in natura”, associada a pratos doces e salgados, e também, ser processada na forma de leite vegetal, extremamente saboroso e fácil de se preparar.


Leite de Castanha do Pará 

Ingredientes
- 1 xícara de Castanha do Pará crua
- 3 xícaras de água

Modo de fazer
1 - Deixe a Castanha do Pará embebida em água na geladeira de um dia para o outro
2 - Retire o excesso de água e leve ao liquidificador com 3 xícaras de água
3 - Coe com o auxilio de uma peneira fina e um pano de prato ou coador
4 - Esprema para soltar todo o liquido

Está pronto seu leite de castanha caseiro, sem Glúten, sem Lactose e sem frutose.

Não despreze o resto da castanha triturada. Você pode utilizá-la para confecção de pratos doces ou salgados.
Uma sugestão é fazer um bolo de caneca com o farelo das castanhas.

Bolo de Caneca de Castanha do Pará

Ingredientes
- 1 colher (sopa) de farelo de Castanha do Pará
- 1 colher (sopa) de farelo de amaranto
- 1 xícara (chá) de farinha de arroz
- 1 colher (sopa) de alfarroba
- canela em pó (a gosto)
- 1 colher (chá) de café solúvel
- 1 ovo inteiro, com ou sem a pele da gema
- 1 colher (café) de fermento em pó
- Leite de Castanha do Pará aquecido para diluir o fermento

Modo de fazer
1 - Misture todos os ingredientes, com exceção do fermento e reserve
2 - Coloque um pouco de fermento em pó diluído em leite pré aquecido em uma caneca
3 - Adicione sua mistura de bolo e leve ao forno de microondas por cerca de 3 a 5 minutos.
O tempo vai alterar de acordo com cada microondas e com o tamanho de sua caneca. Faça o teste do garfo.

Está pronto o seu bolo de caneca.

Dica:
Você pode guardar sua mistura na geladeira e assar no microondas na hora de degusta-lo, deixando sempre para acrescentar o fermento na hora de assar.


Outra sugestão extremamente saudável e saborosa é uma Farofa para o seu almoço ou jantar

Farofa com farelo de Castanha do Pará 

Ingredientes
- 1 cebola picada em cubos ou triturada
- 1 pimentão picado em cubos ou triturado
- Sal, pimenta, cheiro verde, alho triturado ou cortado em fatias finas (a gosto)
- 2 colheres (sopa) de óleo de girassol
- 1 cenoura ralada
- 1 lata de milho verde
- Azeitonas vedes (a gosto)
- 5 folhas de couve rasgadas
- 2 xícaras de farinha de mandioca
- 2 colheres (sopa) de farelo de amaranto
- 1 colher (sopa) de gergelim
- O farelo de Castanha do Pará que sobrou de seu leite vegetal caseiro

Modo de fazer
1 - Coloque o óleo de girassol em uma panela e acrescente, nessa ordem, a cebola, o alho, o sal, o pimentão e a pimenta e deixe dourar
2 - Junte a azeitona, a cenoura, as folhas verdes rasgadas e misture
3 - Coloque a seguir as farinhas de mandioca, de amaranto, o farelo das castanhas e o gergelim
4 - Misture tudo, acerte o tempero e desligue o fogo

Está pronta a sua farofa.
Uma farofa deliciosa, rica em nutrientes saudáveis, e livre de Glúten, Lactose e Frutose.

Espero que gostem tanto quanto eu.
Bom apetite!

Leite de Amêndoas Caseiro


As amêndoas, junto com as castanhas, nozes e avelãs, fazem parte das frutas oleaginosas, que mesmo com muitas calorias,  são excelentes parceiras nas dietas e auxiliam no combate ao colesterol ruim, auxiliando na redução de doenças cardíacas. Possuem propriedades antioxidantes, melhoram a imunidade.

O principal benefício desde leite vegetal é que Amêndoas são livres de glúten, lactose e frutose, têm baixo teor de carboidratos e promovem um bom equilíbrio do colesterol.
Além disso, o leite de amêndoa ajuda a emagrecer pois contem baixo índice glicêmico e uma boa quantidade de fibra que ajuda a regular o intestino.

O leite de amêndoas é uma ótima alternativa ao leite de vaca é um alimento muito nutritivo, podendo ser utilizada para ajudar a tratar ou prevenir a osteoporose porque é um alimento rico em cálcio e magnésio. 

O leite de amêndoas tem poucas calorias. Além disso, tem carboidratos, mas que são de baixo índice glicêmico e uma boa quantidade de fibra que ajuda a regular o intestino.

A receita de leite de amêndoas caseira é muito simples.

Ingredientes:
- 2 xícara de amêndoas cruas e sem sal
- 6 a 8 xícaras de água. Vai variar se você quiser mais ou menos grosso

Modo de fazer
1 - Deixar as amêndoas de molho da noite para o dia.
2 - No dia seguinte, coloque as amêndoas no liquidificador ou processador.
3 - Bata com a água e coe com um coador de pano bem fino. Você pode usar como filtro uma peneira fina com camadas de gaze, ou mesmo, um pano de prato.
4- Despeje a mistura pelo filtro que reterá a polpa, enquanto o líquido passa.
5 - Esprema a polpa restante para remover o resto do líquido.

Está pronto para beber.

Se for feito com menos água, a bebida fica mais grossa. Ele pode ser ingerido “in natura”, adoçado, ou substituir o leite de vaca em várias receitas.

Ele pode ser mantido no refrigerador durante 4 a 7 dias. Basta ser agitado antes de ser servido, para homogeneizar o líquido. Pode ser usado com uma variedade de alimentos nos quais você usaria leite de vaca. Ele é menos calórico que o leite de vaca e bem mais rico em nutrientes. 

A farinha de amêndoas que sobrar pode ser usada para adicionar mais fibras a sua dieta. Uma boa opcão para o aproveitamento do farelo de amêndoa pode ser um bolo de caneca. Veja como é fácil e rápido de se preparar.

Bolo de Caneca

Ingredientes

- 1 ovo sem a pele da gema (opcional). Fure a gema e puxe a pele. Ela sai inteira.
- 2 colheres (sopa) farinha de arroz, farinha de quinoa ou farelo de milho
- O farelo de amêndoas que sobrou do preparo do Leite de Amêndoas
- 1 xícara de leite (de preferencia, o de amêndoas que você preparou)
- 1 colher (sopa) Alfarroba em pó
- 1 colher (chá) de canela em 
- 1 colher (chá) adoçante em pó para forno e fogão
- 2 colheres (chá) iogurte natural
- 2 colheres (sopa) de óleo de girassol
- 1 colher (chá) fermento em pó

Modo de fazer

1 - Bata bem o ovo e depois junte os demais ingredientes e misture. Pode usar o mixer se preferir.
2 - Divida a massa em canecas e leve uma de cada vez ao microondas. Procure não encher muito as canecas, pois seu bolo irá crescer e pode derramar
3 - O tempo de cozimento vai variar entre 1 minuto e 40 segundos à 2 minutos e 20 segundos. Isso vai depender do seu forno de microondas. 
4 - Depois de cozido, retire o bolo da caneca com a ajuda de uma faca, ou se preferir, coma na própria caneca

Bom apetite!

Leite de Arroz


O leite vegetal é um ótimo substituto para o leite de vaca. Saudável e de fácil digestão,  proporciona excelentes nutrientes alem de ajudar a reduzir calorias e cuidar do nosso peso, como o caso do leite de arroz.

Propriedades

- O leite de arroz é bastante neutro em sabor, compatível com qualquer utilização na cozinha e com ingredientes encontrados facilmente.

- Contém baixo teor de gordura. Um copo contém 1,5 gramas e zero de gordura saturada. Esta pequena quantidade de gordura nos permite absorver melhor as vitaminas.

- Este tipo de bebida vegetal é muito benéfica para o sistema imunológico, melhora a nossa, ideal se, por exemplo, tomamos dois copos por dia.

- O leite de arroz é o mais digestivo que existe. Podemos utilizá-lo, inclusive, como soro para nos manter naqueles casos nos quais não podemos comer nada, quando por exemplo estamos passando por episódios de mal-estar e diarreias. Ideal para casos de gastrites, acidez do estômago.

- Muito adequado para reduzir o colesterol.

- Contém vitamina D.

- E ainda pode ser utilizado por crianças com Intolerância a Frutose.

Ingredientes
- 2 xícaras de arroz, qualquer tipo, sem lavar 
- 10 xícaras de água ou 2 litros e meio 
- 1/2 colher (de chá) de sal 

Modo de fazer

1º - Leve ao fogo alto a água com o arroz e o sal por cerca de 15 minutos, não é necessário mais que isso. 
2º - Passe o arroz com a água do cozimento pelo liquidificador, utilizando o modo pulsar em mais ou menos 5 pulsadas rápidas para apenas quebrar os grãos sem formar uma papa. Se você esperar o arroz esfriar ele cozinhará mais e absorverá mais água e mesmo produzindo o leite da forma descrita, ele ficará bem grosso. 
3º - Peneire mexendo delicadamente no arroz para obter seu leite de arroz. Está pronto para ser utilizado. 

Você ainda pode enriquecer o seu leite de arroz com cálcio, vitaminas C e Ômega 3.

- Para o enriquecimento com cálcio, basta acrescentar uma casca de ovo batidas no liquidificador a água que você for utilizar para fermentar o arroz.
- Para o enriquecimento com Ômega 3, adicione óleo de linhaça ou de girassol.

O arroz que sobrar do cozimento pode ser utilizado em outras receitas, como no Cuscuz, Quiches, Bolos e Tortas.

Diferença entre Alergia e Intolerância à Lactose


Alergia alimentar é uma resposta imunológica de nosso organismo a alguma substancia contida no alimento. é sempre mediada por nosso sistema imunológico e é uma reação, em geral, contras às proteínas desde alimento.

A alergia à proteína do leite de vaca (APLV) é um tipo de reação imunológica específica, mais freqüente no 1º ano de vida. Criança em aleitamento materno exclusivo, com alergia à Lactose, a  mãe deve ser orientada a seguir o tratamento, que nada mais é que eliminar totalmente da alimentação qualquer alimento a base de leite.

Na alergia, o aparecimento dos sintomas ocorrem em até 2 horas após a ingestão do alimento e se manifesta por náuseas, vômitos, dor abdominal e diarréia.

A duração do tratamento depende do tipo de alergia. A alergia à proteína do leite de vaca normalmente desaparece nos 3 primeiros anos de vida.

Intolerância alimentar é uma resposta fisiológica anormal a um agente, não sendo mediada por nosso sistema imunológico. Diferente da alergia à proteína do leite de vaca, trata-se de uma reação contra o açúcar do leite, a lactose, por falta ou diminuição da enzima lactase. Por esse motivo, pessoas com intolerância a lactose podem ingerir produtos “lactose free” onde são adicionados a enzima que quebra a lactose, a lactase. Pessoas com alergia, relatam a manifestação dos sintomas com a ingestão desses alimentos.

Na Intolerância à Lactose os sintomas aparecem até 72h após a ingestão do alimento.

Não se esqueça que uma nutricionista é sempre um dos profissionais mais indicados para ajudá-los com esses problemas, caso eles venham a surgir com você, seu filho ou algum conhecido.

Espero ter conseguido esclarecer algumas duvidas dos leitores.

Cuscuz da Cris



Hoje trago para vocês uma receita muito simples de se fazer, Sem Glúten, que pode ser adaptada para ficar Sem Lactose apenas se retirando um dos ingredientes, baseada no Cuscuz nordestino, que, ainda, não necessita forno, microondas, panela de pressão, ou cuscuzeira.

Nada complicado, basta ter um tempinho e não se apressar, pois, em alguns momentos, você tera de deixar seu Cuscuz de tempo em tempo e ir fazer qualquer outra coisa... Mas é por uma boa causa. 

Ingredientes
- 1 litro de agua
- 1/2 xícara de oleo de girassol
- 1 xícara de arroz cru
- 1/2 xícara de farinha de batata doce
- 2 xícaras de flocos de milho
- 1 cebola media
- 1 pimentão vermelho
- 4 dentes de alho
- Cheiro verde (a gosto)
- Pimenta (a gosto)
- Sal (a gosto)
- 1 pitada de alecrim desidratado
- 400 ml de molho madeira
- 400 gramas de Carne Seca cozida e desfiada
- 400 gramas de Queijo Coalho (pode ser retirado da receita par as pessoas com Intolerância a Lactose)

Modo de fazer

1 - No liquidificador, coloque 500 ml de agua e acrescente o arroz, a cebola, o pimentão, o alho e o cheiro verde. Bata esta mistura ate que o arroz se transforme em farelo.
2 - Leve essa mistura junto com o óleo de girassol ao fogo médio mexendo bem até levantar fervura.
3 - Acrescente entao, a farinha de batata doce, sal e pimenta a gosto. Mexa mais um pouco, acertando o tempero. Desligue o fogo e tampe a panela e deixe descansar por cerca de 20 minutos, tempo necessário para que o arroz fique cozido.
4 - O Arroz estando cozido, acrescente o molho madeira, a carne seca, o queijo coalho e o farelo de milho, ligue o fogo novamente, misture tudo, acerte o tempero, desligue o fogo, tampe a panela e deixe descansar por cerca de duas horas, tempo necessário para que o farelo de milho fique cozido.
5 - Enfeite o fundo de uma forma a seu prazer. Usei tomates, palmito fatiado, azeitonas fatiadas.
6 - Coloque o seu cuscuz apertando bem, para que não fique espaços com ar. Não é necessário untar, pois o cuscuz já contem óleo.
7 - Desenforme ainda quente, enfeite o centro da forma (usei folhas de alface e um tomate)

Bom apetite!

Açúcar


Açúcar é um termo genérico para carboidratos cristalizados comestíveis. A sua principal característica é o sabor adocicado.

Consumido em todo o mundo, infelizmente, o Açúcar Refinado representa uma das substâncias mais perigosas para a saúde, pois a ingestão desse açúcar pode diminuir, a longo prazo, a nossa qualidade de vida e ser a causa de muitos problemas de saúde:

- Reduzir o consumo desse açúcar também reduz os riscos de sofrer um ataque cardíaco, conforme destaca uma publicação do Journal of the American Heart Association, na qual foram revelados os perigos do açúcar para a saúde do coração.
- A frutose e a glicose em excesso podem provocar no fígado um efeito tóxico similar ao que se sente com o consumo excessivo de álcool.
- As pessoas que conseguem eliminar ao máximo o consumo de açúcar da dieta notam rapidamente como seus hábitos de sono melhoram, e a insônia deixa de ocorrer.
- A longo prazo, o açúcar pode provocar o envelhecimento precoce e causar outras alterações na pele pois ele interfere na produção de elastina e colágeno, que são duas das principais proteínas da pele.
- Os alimentos ricos em açúcar também costumam ter altos níveis de gordura, carboidratos e calorias, que são as principais causas do aumento de peso. Eliminar da dieta os açúcares também vai ajudar a eliminar em grande parte este tipo de substância, por isso será mais fácil manter um peso equilibrado e saudável.
- Ao eliminar o açúcar da dieta, também estaremos melhorando a função do aparelho digestivo aumentando sua capacidade de processar todos os alimentos. Graças a isso, evitaremos problemas de prisão de ventre e outras condições do cólon.
- Diferentes estudos puderam determinar que o consumo excessivo de açúcar favorece o desenvolvimento da resistência à leptina, que é o hormônio encarregado de dar o sinal de saciedade ao cérebro.
- O consumo de açúcar aumenta as possibilidades de ter cáries e outros problemas nos dentes. Quando reduzimos ao máximo o consumo de açúcar, estamos contribuindo para ter dentes muito mais saudáveis.

Apesar do açúcar refinado feito a partir da cana de açúcar ser o mais consumido em nossos lares, existe uma variedade enorme desse adoçante natural. As diferenças entre eles não se resume à matéria prima, que além da cana pode ser a beterraba, milho ou mandioca. O sabor, a textura e a composição nutricional também variam de acordo com os processos de refinamento pelo qual cada um dos tipos passa.

O Açúcar Cristal possui grãos maiores e mais transparentes que o açúcar refinado. As características do açúcar cristal se deve a técnica de refinamento leve, que tira cerca de 90% dos sais minerais.

O Açúcar refinado é o açúcar branco. No refinamento, aditivos químicos como o enxofre deixam o produto com aparência clara e uniforme. É usado em quase todas as sobremesas e bebidas.

O Açúcar de Confeiteiro ou Glaçucar possui cristais tão delicados e finos que até parecem farinha. Seu processo de refinamento é mais sofisticado. Depois de refinado ele é encaminhado para uma peneiragem, durante a qual os cristais são separados de acordo com a granulometria, e depois recebe uma pequena quantidade de amido de arroz, milho ou fosfato que evita que os grãos fiquem grudados.

O Açúcar Orgânico não utiliza ingredientes artificiais nem agrotóxicos desde o plantio até a industrialização. Possui cristais mais grossos e mais escuros que os outros açúcares.

O Açúcar Ligth é uma combinação do açúcar refinado com adoçantes artificiais, que, por suas características, adoça de quatro a dez vezes mais que açúcar comum. Sua única vantagem sobre o açúcar refinado é que quem o consome, ingere uma quantidade menor de calorias.

O Açúcar Líquido, também chamado de Xarope Simples, é utilizado frequentemente pela indústria alimentícia, para a fabricação de balas e refrigerantes.

O Açúcar Mascavo tem cor de caramelo e é mais úmido, e seu sabor lembra rapadura. Sua qualidade nutricional é melhor por não passar pelo processo de refinamento, e assim, conservando nutrientes como ferro e cálcio.

O Açúcar Demerara é bem parecido com o açúcar mascavo, porém, ele passa por um processo de refinamento leve, durante o qual não recebe nenhum aditivo químico. Usado no preparo de doces mais sofisticados, este é um dos açúcares mais caros do mercado.

O Açúcar Vanille tem um leve sabor de baunilha. É o tipo de açúcar perfeito para preparar biscoitinhos caseiros e bolos simples. Porém, não é comercializado em todas as regiões do Brasil.

O Xarope Invertido é uma mistura de três tipos de substâncias adoçantes. Com 1/3 de glicose, 1/3 de frutose e 1/3 de sacarose, e é uma solução aquosa, fácil de ser armazenada. Também é muito utilizado na indústria alimentícia por agir contra a cristalização nos alimentos já preparados. Frutas em calda, sorvetes, balas e caramelos, licores, geleias, biscoitos levam o ingrediente em sua composição. Pessoas com Frutosemia devem tomar bastante cuidado ao adquirir esses produtos. Leia o rótulo atenciosamente antes de adquiri-los.

Se você pretende continuar a usar o açúcar no lugar do adoçante, prefira o Açúcar Mascavo.

Eu fico com o adoçante, e, de preferência, o produzido através da Stévia, uma planta nativa da América Central e do Sul, que pertence à mesma família do girassol e da chicória. Encontra-se em suas folhas, dois principais compostos glicosídeos, de sabor adocicado: o esteviosídeo e o rebaudiosídeo A. Estes compostos são 200 a 300 vezes mais doces que o açúcar, de tal forma que uma pequena quantidade é suficiente para obter a doçura desejada. E o melhor, sem prejudicar a sua saúde.

Infelizmente, para se usar adoçante em receitas para forno e fogão, temos de usar o adoçante artificial em pó a base de ciclamato de sódio e sacarina.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...