Curry

O Curry é uma especiaria de origem indiana com sabor picante e aroma delicioso. Ele é uma mistura de vários ingredientes:
gengibre, pimenta dedo-de-moça, pimenta vermelha, canela, cominho, pimenta-do-reino, cardamomo, cravo da índia, erva-doce, cúrcuma e coentro em grãos. No seu preparo, esses temperos são torrados, moídos e usados em diferentes proporções.

O pigmento que dá a coloração amarela ao Curry é chamado de curcumina. A curcumina é um importante antioxidante, protegendo as células de nosso organismo dos danos causados pelos radicais livres. Dessa forma ele atua prevenindo o envelhecimento celular, protegendo contra doenças crônicas como as doenças cardiovasculares, câncer e diabetes e doenças neurodegenerativas como o Alzheimer e Parkinson. A curcumina possui ainda efeitos antiinflamatórios, antibacterianos e antivirais.

Na culinária, é uma especiaria que fornece sabor às carnes, peixes, aves, molhos, sopas de peixes, moluscos e assados em geral.
Dicas de uso

Utilize o Curry para temperar carnes, peixes, frangos, mariscos legume e até o arroz. Dessa forma você não terá necessidade de acrescentar sal, e, assim, prevenir distúrbios cardiovasculares e diminuir a Tensão Pré-menstrual.
Tempere carnes, mariscos, legumes e arroz do preparo.

Prepare aperitivos diversos
Dilua o Curry em um pouco de destilado de sua preferência e junte a avelãs, amendoim, uva passa, castanha, grãos de milho cozido… Leve ao fogo brando mexendo sempre até tostar e, na hora de servir, regue com um fio de azeite. Pronto! Um toque de sofisticação para seu jantar!
Outra opção de aperitivo é temperar queijos e ovos de codorna. Basta misturar um pouco de Curry e orégano com uma parte de azeite extra virgem e vinagre de maçã e regar o seu aperitivo antes de servir.

Nas noites de inverno, adicione uma pitada de Curry ao chocolate quente ou ao capuccino.

Também é excelente no preparo de purês, principalmente o de maça, e sirva com peixe assado ou frango.
Atenção:
Algumas marcas de Curry encontradas no mercado podem conter traços de glúten pois são preparados próximos a trigo e aveia. Leia o rótulo antes de comprar.

 Arroz com Curry 

Ingredientes
- 1 xícara de arroz
- 3 dentes de alho amassados
- 1 cebola média picada em cubos ou triturada
- 1 colher (sopa) de gengibre em pó
- 2 colheres (sopa) de Curry
- 1 lata de milho verde cozido
- 1 lata de ervilha em conserva
- Azeitona verde (a gosto)
- Sal (se houver necessidade)
- 100 ml de destilado (usei cachaça, mas pode ser usado vodka, tequila, ou o que tiver em sua região)
- Água para o cozimento do arroz
- Frango cozido desfiado (400 gramas)
- 1 fio de óleo de canola para dourar o alho e a cebola
- Azeite extra virgem (a gosto)
Modo de fazer

1º - Em uma panela de fundo grosso, se possível, fundo triplo, coloque o arroz, um fio de óleo, o alho e a cebola, mexendo sempre para dourar os temperos.
- Acrescente água o suficiente para cobrir até dois dedos acima do arroz.
- Deixe ferver em fogo alto e destampado até que não consiga ver a água, mas sem deixar secar.
- Desligue o fogo, tampe a panela e reserve.
2º - Em outra panela também de fundo grosso ou triplo, coloque o Curry, o gengibre, o frango desfiado, o milho, a ervilha, a azeitona e o destilado.
- Homogeinize e acrescente o arroz, ainda com um pouco de água, acerte o tempero (sal se precisar), desligue o fogo novamente e tampe.
- Deixe o arroz terminar de cozinhar no próprio vapor.

Antes de servir, regue com azeite.

Bom apetite!

Nenhum comentário:

Comentários
0 Comentários

Postar um comentário

"
"
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...