Cuidados Antes de se Praticar Atividades Físicas

Todos estão a procura de uma vida saudável, e, a prática de atividades físicas torno-se uma rotina na vida de muitas pessoas. Mas lembre-se que nada em excesso é saudável, e uma série de medidas devem ser tomadas para que, ao invés de ficar bem consigo mesma, você pode se prejudicar se não seguir algumas regras bem simples.

Exercício em excesso e sem o acompanhamento de um profissional pode expor seu corpo a lesões nas articulações. O que é bom para seu vizinho, pode não ser o mais adequado para você.

A prática de aquecimento e alongamento muscular antes e depois de se exercitar é de extrema importância, e nunca deve ser esquecida. 

O Aquecimento é importante para a comunicação do sistema muscular com o sistema nervoso fazendo com que o rendimento fisiológico melhore bastante. Além disso, ele eleva a temperatura corporal e aumenta a frequência cardíaca, dessa forma, mais sangue é bombeado, levando nutrientes e oxigênio para os músculos.

Nossos músculos tendem a ficar enrijecidos e a diminuir de tamanho quando ficamos parados. O alongamento nada mais é que um conjunto de exercícios que vão devolver a musculatura o seu tamanho natural e ajudar a relaxar, e dessa forma, ao praticarmos nossas atividades físicas, estaremos prevenindo caibras, dores após os exercícios e lesões musculares. O alongamento deveria ser praticado por todos, mesmo aqueles que não tem disposição para a prática de atividades físicas, pois além de tudo, diminui o stress, previne problemas posturas e melhora a coordenação motora.

Para grande parte das atividades físicas, recomenda-se a ingestão concomitante de água e eletrólitos (principalmente sódio e potássio) desde o início da atividade, isso porque algumas atividades promovem uma depleção acelerada das reservas de glicogênio muscular e o consumo dos repositores poderão manter os níveis glicêmicos, além de poupar o glicogênio muscular, retardando, assim, a instalação dos sintomas da fadiga.

Alimente-se antes de praticar atividade física, principalmente com carboidratos. Ele é o nutriente mais importante na alimentação de quem pratica esporte, isso porque ele é o responsável por maximizar seus estoques de energia antes do exercício, fornecer energia durante a atividade e no período de recuperação pós exercício. É um grande erro achar que para emagrecer não se deve alimentar. O que se consegue com isso é somente um grande desgaste para nosso organismo.

Vale lembrar que, além do carboidrato, outros nutrientes como vitaminas do complexo B, vitamina C e vitamina A também são importantes.

Praticar exercícios de forma saudável, regularmente, não excedendo os limites do corpo, seguindo regras básicas só pode trazer benefícios para nosso organismo. Dessa forma, a perda de gordura será substituída por ganho de massa magra e uma sensação de bem estar devido a liberação de endorfinas.

Como muitos já sabem, pratico mergulho e natação.
Uma dica do que alimento imediatamente antes dos exercícios é esse maravilhoso suco, além de muita água.
Não utilizo açúcares por poder trazer desconforto durante os exercícios, e, além do mais, o abacaxi já possui frutose.


Suco de Abacaxi e Batata Doce

Ingredientes
2 rodelas de abacaxi
1 copo de leite
1 colher (sopa) de farinha de batata doce
Gelo e adoçante (a gosto)

Modo de fazer
Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba a seguir

Dica:
Para quem tiver intolerância a lactose e a proteína do leite, utilize leite vegetal. O que mais utilizo é o leite de castanha do pará.

Bons exercícios e bom apetite!



Nenhum comentário:

Comentários
0 Comentários

Postar um comentário

"
"
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...