Carne de Soja

A Proteína Texturizada de Soja, ou Soja Texturizada, é produzida industrialmente a partir do grão de soja,  capaz de ser hidratada e cozida, mantendo alto teor de proteína (1/4 de xícara de soja texturizada seca contém cerca de 11 gramas de proteína), e, diferentemente de outras fontes proteicas vegetais, ela possui todos os aminoácidos essenciais a nossa saúde.

Não contém glúten, é rica em fibras, ferro, cálcio, potássio, ácido fólico, fósforo e com baixo teor de sódio.

O consumo de 25 g de proteína de soja, juntamente com uma dieta baixa em gorduras saturadas e colesterol, podem ajudar a reduzir o risco para doenças cardiovasculares.

Não contém aromatizantes ou corantes adicionados na maior parte encontrada no mercado e pode ser armazenada em recipiente hermético por tempo indeterminado.

O processamento ao qual é submetido o farelo de soja para a obtenção da Proteína Texturizada resulta em uma melhora da digestibilidade proteica, superando a soja tradicional, mostrando uma possível elevação na qualidade protéica da soja processada.

Ela é bem mais versátil do que se imagina. Além de poder substituir a carne, a versão granulada também pode ser adicionada em sucos, vitaminas, massas de pães e no que mais você imaginar.

Dessa forma, a Proteína Texturizada de Soja, mais conhecida como Carne de Soja, é um substituto saudável nas dietas Veganas e Vegetarianas.

Antes de ser consumida ou acrescentada a qualquer receita, a Soja Texturizada Seca deve ser hidratada em água antes do uso. Como referência, 1 xícara de soja texturizada seca rende o equivalente a 2 xícaras de carne, após ser adicionado uma xícara de água.

O grande segredo no preparo dos pratos a partir da Soja Texturizada é o tempero. É ele quem vai dar o sabor final ao prato. e isso é mais simples do que se possa imaginar.

Trago aqui um prato rápido e fácil de preparar, sem adição de qualquer produto de origem animal, e simplesmente delicioso!

Carne de Soja com Chuchu

Ingredientes
- 2 chuchus descascados e cortados em cubos
- 1 xícara de Proteína de Soja Texturizada
- 2 xícaras de água
- 2 colheres (sopa) de óleo vegetal

Temperos
- 4 dentes de alho amassados
- Cheiro verde (salsinha, cebolinha, coentro) a gosto
- 1 cebola picada
- 1 colher (café) de nós moscada em pó
- 1 colher (café) de cominho em pó
- 2 unidades de cravo da índia moído
- 1 colher (sopa) de colorau - urucum industrializado. Verifique se a marca que você vai adquirir contem ou não contem glúten.
- Pimentão e pimenta (opcional)

Modo de fazer
1º - Misture a Soja Texturizada com a água e deixe de molho por cerca de 1 hora. Escorra e reserve.
2º - Coloque o óleo em uma panela, acrescente todos os temperos, deixe refogar por cerca de um minuto
3º - Acrescente o chuchu, a Soja Texturizada já hidratada e, se necessário, mais um pouco de água, misture e deixe cozinhar em fogo brando por cerca de 5 minutos.

Sirva com arroz branco e batata
Bom apetite!

Alimentação Aliada a Saúde dos Cabelos

Embora o cabelo não seja um tecido vivo, é importante o fornecimento de nutrientes para os folículos pilosos no couro cabeludo.

Vários distúrbios alimentares estão envolvidos com a queda repentina dos cabelos, como a anorexia, bulimia, dietas muito restritivas, grandes períodos de privação alimentar e falta de proteína animal. 
[Azevedo, 2007]

Também, a ingestão excessiva de vitamina A ou uma deficiência de ferro, vitaminas do complexo B, zinco ou proteína podem ser responsáveis pela calvície. A maior parte do cabelo é formada por proteína, substância encontrada na forma de queratina nas unhas, pêlos e cabelos. As dietas pobres em nutrientes podem fazer com que o organismo economize suas proteínas e os fios que estavam em processo de crescimento fiquem em repouso, caindo após alguns meses. A anemia por deficiência de ferro pode comprometer a saúde capilar. Para obter uma alimentação saudável, o correto é seguir a pirâmide alimentar, sempre sob a orientação de um nutricionista.
[Dawber e Neste, 1996]

A 5-alfa redutase é uma enzima que converte a testosterona em um outro mais potente, a di-hidrotestosterona. Esse hormônio, de acordo com diversas pesquisas é que é o responsável pela queda de cabelos em homens e mulheres, além da hipertrofia prostática nos homens.

Numerosos estudos têm demonstrado que alguns oligoelementos têm a capacidade de reduzir a 5-alfa redutase e assim inibir a formação de di-hidrotestosterona, melhorando a saúde capilar.

Então, se inibirmos a produção de di-hidrotestosterona, não só diminui como também regenera o bulbo capilar, diminuindo a queda de cabelo.

Além de uma dieta rica em alimentos que diminuem a 5 alfa redutase, é de suma importância que ela seja balanceada, que se tome cerca de dois litros de água por dia e inclua proteínas, carboidratos, gorduras consideradas boas, vitaminas e oligoelementos nas refeições.

Devemos sempre levar em consideração tanto a qualidade, quanto a quantidade dos alimentos que ingerimos. A carência de proteínas, reduz o diâmetro do fio e pode afetar a produção de melanina, provocando o embranquecimento precoce dos fios.

É sempre bom lembrar que mesmo sendo naturais e com eficácia comprovada, eles não são inofensivos só por serem naturais. Tudo em excesso pode fazer mal, inclusive a água.

Fatores de Risco para a Queda de Cabelo

- Idade: a perda de cabelo é mais comum com o envelhecimento;
- Queimaduras (químicas ou solares), ferimentos e infecções da pele, como a micose;
- Medicamentos utilizados para tratar gota, artrite, depressão, problemas cardíacos, pressão arterial elevada e a pílula anticoncepcional podem levar à perda de cabelo;
- Genética;
- Produtos químicos usados para pintar, tingir, branquear, alisar ou fazer permanentes e ondulações podem provocar danos e quebras no cabelo;
- Alterações hormonais, como a gravidez e a menopausa;
- Doenças do sistema imunitário (lúpus, diabetes, doenças da tiróide);
- Deficiências nutricionais: proteína inadequada, ferro ou gordura trans. Reduza ou elimine os alimentos pró-inflamatórios: as gorduras saturadas (carnes gordas e lacticínios), e as gorduras transformadas (alimentos industrializados e fritos). A gordura saturada reduz a quantidade de globulina, uma substância que se liga normalmente à testosterona. Com menos globulina, mais testosterona pode ser convertida em di-hidrotestosterona, promovendo a perda de cabelo;
- Stress emocional, febre, cirurgia, gripe;
- Problemas de peso e dieta extrema;
- Fumo;
- Abuso de café;
- Álcool;
- Ficar vários dias sem lavar os cabelos ou lavá-los com água quente;
- Mudança brusca de temperatura.
- Os alimentos ricos em açúcar podem elevar os níveis de cortisol (hormônio do stress) e induzir o organismo a produzir mais andrógenos promovendo a perda de cabelo;
- A ingestão elevada de sal tem sido associada à perda de cabelo. Os alimentos ricos em sal incluem os alimentos processados, frituras, embutidos.


Relação de alimentos que diminuem a 5-alfa redutase

O Chá Verde, a Serenoa Repens, a Soja, a Vitamina B6, o Zinco, o Ácido Azelaico, o Extrato de Semente de uva (procianidina B2), o Gérmen de Trigo, o Levedo de Cerveja, o Ômega 3 e o Ginseng, são alguns dos principais.

- O Chá Verde possui uma quantia significativa de vitaminas, minerais e antioxidantes.  É rico em flavonoides, zinco, ferro, catequinas e polifenóis.  Também tem como propriedade, a redução do colesterol e baixo teor de cafeína, e não causa efeitos colaterais.
Suas propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas associadas ao tanino, que age como esteróide bloqueia a ação da enzima 5-alfa-redutase diminuindo a produção de sebo. Desse modo, o chá verde tem se mostrado eficaz para a saúde dos cabelos e seu mecanismo de ação se resume na inibição da enzima responsável pelo dano no bulbo capilar, na ação antioxidante, na estimulação da irrigação sanguínea, na regeneração da pele, na sua ação anti-inflamatória.

- A Serenoa repens é uma pequena palmeira nativa da América do Norte. Os extratos deste vegetal são usados pela medicina como antiandrógeno e antiedematoso.
Nomes populares da espécie são serenoa (espanhol), sabal (francês), saw palmetto (inglês), sägepalme (alemão).
Estudos farmacológicos demonstram que a planta possui a capacidade de inibir a atividade da 5 alfa-redutase, atividade antiproliferativa e antiinflamatória.
Seus principais constituintes químicos são: ácidos graxos, carotenos, ácido cáprico, ácido caprílico, ácido capróico, ácido laúrico, ácido palmítico, ácido oleico, lípase, arabinose, galactose, resina, saponinas esteroidais, beta-sitosterol, cicloartenol, lupenona, lupeol, estigmasterol, taninos.

- O Ômega 3 e 6 auxiliam na saúde em geral e evitam a descamação do couro, desidratação da pele, queda dos cabelos e alteração da estrutura do pêlo é fundamental para a preservação da integridade cardiovascular e controle da dermatite e psoríase. O mecanismo do Ômega 3 no cabelo passa também pela redução da enzima 5-alfa-redutase e é parte integrante da membrana biológica dos tecidos, além de ter ação vasodilatadora.
É encontrado principalmente no óleo e na pele de peixes, nozes, castanhas, avelãs, azeite de oliva, entre outros.

- O aminoácido Cistina, devido a seu elevado teor de enxofre, confere resistência e estabilidade à estrutura dos cabelos.  
É encontrado principalmente em carnes brancas, peixes, soja, leite e ovos.

- As Vitaminas são indispensáveis para o correto  funcionamento do nosso organismo e a integridade de nossos cabelos.

- Os ácidos graxos essenciais são necessários para uma correta queratinização. A  carência desses ácidos graxos se manifesta, a nível cutâneo, com o aparecimento de eritemas e descamações do couro cabeludo e das sobrancelhas. Os pêlos e os cabelos caem e, aqueles que permanecem se apresentam despigmentados (esbranquiçados), secos e com alterações estruturais. , mas isso pode ser revertido com a aplicação tópica de óleo de açafrão.
[Salgado, 2005].

O zinco revelou ser um potente inibidor da atividade da enzima 5-alfa-redutase; e quando associado ao ácido azeláico, observa se um efeito aditivo dos 2 inibidores. Além do mais, a vitamina B6 potencializa o efeito inibitório do zinco. Quando estas 3 substâncias foram combinadas em concentrações puras muito baixas, concentrações que se tinham apresentado insuficientes quando do uso individual de cada uma destas substâncias, se obteve o índice de 90% de inibição da atividade da 5 alfa redutase.
[Stamatiadis, D; Bulteau-Portois, MC; Mowszowicz, I. British Journal of Dermatology, 1988 Nov, 119(5):627-32]

Suplementos que podem ser utilizados

Vitaminas do Complexo B: São essenciais para o bom crescimento do cabelo. Podem fortalecer o cabelo e estimular o crescimento de cabelo novo.
Dosagem: Uma vitamina do complexo B diariamente.

Ácidos Graxos Essenciais: Podem ajudar a melhorar a saúde do couro cabeludo e do cabelo. Tome uma mistura de óleos de peixe, linhaça, onagra ou prímula e borragem.
Dosagem: 2-3 g por dia.

Ácido Ortosilícico: Melhora a formação de colágeno e torna o cabelo mais forte e mais grosso. O Silício orgânico é um complexo formado entre o ácido ortosilícico que garante alta biodisponibilidade por ser estabilizado em colina e responsável por aumentar a síntese das “Proteínas da Beleza”, como colágeno, elastina e queratina, além de aumentar a síntese e estabilizar glicosaminoglicanos.
[Barel, 2005]

Sugestão de formulação
Silício orgânico 150mg
Biotina 3mg
N-Acetil Cisteína 100mg
Pantotenato de Cálcio 30mg
Vit. B3 20mg
Vit. B6 25mg
Cistina 25mg
Modo de usar:  1 cápsula via oral 2 vezes ao dia


Biscoito de Polvilho

Uma prática e deliciosa opção para seu lanche, sem glúten e sem lactose.

Ingredientes
- 500 gramas de polvilho azedo
- 250 ml de água
- 200 ml de óleo
- 1 ovo
- 1 colher (sopa) de sal

Modo de fazer

1º - Em uma panela em fogo brando coloque 2 colheres (sopa) do polvilho com a água, mexendo até se formar um grude transparente
2º - Em um recipiente, misture esse grude com o restante do polvilho, acrescente o sal e o óleo, misture bem e deixe esfriar
3º - Acrescente então o ovo, amasse e sove a massa

4º - Unte um tabuleiro com óleo
5º - Enrole os biscoitos e leve para assar em forno quente, pré aquecido, por cerca de 30 minutos

Bom apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...