Alho Poró

O alho-poró é bastante utilizado na culinária em diversas partes do mundo. Esse tempero já era utilizado pelos egípcios, romanos e gregos e depois de certo tempo, o alimento se espalhou por toda a Europa. Tem o gosto um pouco mais suave do que a cebola e ganhou muito espaço na cozinha e em pratos de chefes famosos.

É ainda conhecido pelos termos alho-francês, alho-macho, alho-poró, alho-porró, alho-porrô, poró, porro, porró, porrô, porro-bravo e porro-hortense. Em algumas regiões do Brasil é conhecido como cebola-poró, devido à sua semelhança com este vegetal. Em vez de formar um bulbo arredondado, como a cebola, o alho-poró produz um longo cilindro de folhas encaixadas umas nas outras, esbranquiçadas na zona subterrânea, sendo esta a parte das folhas a mais utilizada na culinária, ainda que a parte verde também possa ser utilizada, por exemplo, em sopas.

Além de ser um alimento saboroso, o alho-poró consegue oferecer diversos benefícios para a saúde.

Este alimento também é considerado um alimento funcional, sendo suas propriedades nutricionais de grande interesse, pois possui baixo teor de lipídios e sem colesterol.

Possui várias vitaminas como A, C e complexo B, enxofre, e diversos sais minerais como fósforo, ferro, cálcio e potássio. Também é possível encontrar no alho-poró uma substância chamada alicina que ajuda a melhorar o sistema imune, reduz as taxas de colesterol e tem ação anti-inflamatória. Consegue concentrar altas quantidades de flavonoides, poderosos antioxidantes que também possuem ação anti-inflamatória e antibacteriana.

Por ser rico em fibras dietéticas, ele ajuda ainda nas funções digestivas e no metabolismo, ajudando ainda a dar sensação de saciedade.

Alho-poró é um diurético suave, o que ajuda na eliminar as toxinas do organismo, além de possuir poucas calorias e ser altamente nutritivo.

É possível concluir que o alho poró é um alimento com características benéficas para o organismo humano, por sua grande quantidade de fibras e minerais, baixo teor de lipídeos e carboidratos, e uma variedade de compostos metabólicos
secundários que resultam em muitos efeitos como prebiótico e antioxidante.

Seu uso nas preparações de alimentos, além agregar valor nutricional ao mesmo, resulta em um aumento na conservação do alimento.

Seu sabor aromático possibilita que o alimento seja preparado com um menor teor de cloreto de sódio.

Precaução: Pessoas portadoras de insuficiência renal devem evitá-lo pelo sue alto teor de potássio, o que poderia cause ma arritmia cardíaca.

Sopa mágica de alho-poró
Uma receita clássica da França, utilizada para perda rápida de peso por no máximo 2 dias, não mais. Depois volta-se a uma dieta equilibrada para não prejudicar o seu organismo.

1. Limpe 2 kg de alho-poró e lave-o bem para tirar a areia e a terra. Corte fora as partes verde-escuras, deixando as partes brancas e as verde-claras. Reserve as verdes restantes para o estoque da sopa.
2. Coloque o alho-poró em uma panela grande e cubra com água. Deixe ferver. Reduza o fogo e cozinhe sem tampar por 20 a 30 minutos.
3. Retire o líquido e reserve.
4. Coloque o alho-poró em uma vasilha.

O suco deve ser bebido (aquecido ou à temperatura ambiente) a cada 2 ou 3 horas, 1 xícara de cada vez.
Nas refeições ou sempre que sentir fome, coma o próprio alho-poró, 1⁄2 xícara de cada vez. Tempere com algumas gotas de azeite extra virgem e com suco de limão. Salpique um pouco de sal e pimenta. Se desejar, coloque salsa picada.


Referências:


Nenhum comentário:

Comentários
0 Comentários

Postar um comentário

"
"
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...